1) Lista de
candidatos:
Maria Manuela Lourenço
Carla Bonifácio
Fernanda Pádua
Ana Caldeira
Maria Alexandra Jesus
Sandra Tavares
Luís Gouveia
Maria Helena Sobral
Eduardo Cunha
Adília Lopes
Sofia Romão
Carla Ferreira
Fátima Loreta
Anabela Silva
2)
Candidatos não elegíveis:
Todas as
candidaturas atrás mencionadas foram consideradas elegíveis.
3) Seriação
dos candidatos:
Mobilidade a Pádua, julho 2023 - Os 17 objetivos para a sustentabilidade
A experiência é uma das maiores riquezas que podemos adquirir na vida, especialmente quando se trata de educação. No contexto da formação de professores, a experiência desempenha um papel crucial no desenvolvimento pessoal e profissional. O programa Erasmus ofereceu-nos oportunidades valiosas, enquanto educadores, pois permitiu conhecer a realidade em diferentes sistemas educacionais através da partilha de experiências ao longo do curso de formação.
Ao vivenciar métodos de ensino variados e interagir com culturas diversas, expandimos horizontes, aprendemos a lidar com desafios únicos e ganhamos uma compreensão mais profunda das necessidades dos alunos. Esta imersão proporcionou não apenas habilidades práticas, mas também promoveu a empatia e a compreensão intercultural, essenciais num mundo globalizado.
Além disso, a participação em cursos especializados, como o de sustentabilidade, ampliou a nossa visão sobre questões urgentes como as mudanças climáticas e a conservação ambiental. Esta consciência é então transmitida aos alunos, criando uma nova geração de cidadãos informados e responsáveis. Para inspiração sobre a temática pode clicar aqui.
Em resumo, a experiência na formação de professores não é apenas uma oportunidade de crescimento pessoal, mas também uma estrada para melhorar o sistema educacional global. Cada interação, cada desafio superado e cada nova perspetiva adquirida molda não apenas os professores, mas também o futuro da educação.
Sandra Tavares
Manuela Branquinho
Luís Gouveia
AE Infante D. Henrique
Grupo 110
Erasmus- Formação de professores
Pádua, Itália
julho 2023
Mobilidade a Berlim
Tema do Curso: "The Best Social Media and Web Solutions for your Classroom”
Entre os dias 17 e 22 de
julho de 2023, decorreu a Mobilidade do Projeto Erasmus+, em
Berlim, Alemanha, na qual participaram 3 docentes do Agrupamento de Escolas
Infante D. Henrique (Eduardo Cunha, Fernanda Pádua e Margarida Caldeira),
realizada no âmbito da candidatura apresentada pelo AEIDH à Agência Erasmus+
(KA122 - Ensino Escolar "Ensinar na era digital”) e cofinanciada pela
União Europeia.
O Curso de Formação foi
organizado pela Europass Teacher
Academy, Berlim, que desenvolveu atividades
para os docentes dos cinco países participantes (Portugal, Espanha, Itália;
França e Hungria), sendo o inglês a língua utilizada no curso.
Ao longo de 6 dias foram
apresentadas, discutidas e refletidas várias ferramentas e plataformas digitais
a utilizar em sala de aula, para o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos,
nomeadamente a Notion Classroom, Miro, Padlet, Youtuber, Tiktoker, Online e
offline vídeos (Nearpod e Edpuzzle), Prezi, Canva, Slido, Quizziz, entre
outras.
Foi privilegiado o trabalho
colaborativo e prático, tendo os participantes realizado várias dinâmicas com
vista ao uso eficiente das tecnologias digitais e de comunicação, com destaque
para as redes sociais.
Como é apanágio das
experiências Erasmus, o caráter imersivo e intenso do Curso propiciou
experiências significativas de aprendizagem e extremamente enriquecedoras,
intensificadas pela utilização de uma língua não nativa, dentro de um grupo
muito heterogéneo, na capital de um país com grande relevo no palco mundial,
que fizemos questão de conhecer, mesmo com relatos de um tigre à solta nas
redondezas e de grandes desafios ultrapassados, que tornaram esta mobilidade
única e inesquecível.
Registos
Eduardo
Cunha
Fernanda
Pádua
Margarida
Caldeira
Mobilidade a Atenas
De 11 a 17 de setembro decorreu a terceira mobilidade, no âmbito do programa Erasmus+ (2022-1-PT01-KA122-SCH-000075964). As cinco docentes, que representaram o agrupamento, deslocaram-se a Atenas, onde frequentaram a ação “Video games in Education: Innovative Gamification and Game-Based Learning Techniques”, dinamizada por Europass Teacher Academy.
Durante os cinco dias do curso:
- aprendemos a utilizar materiais baseados em jogos em ambientes educativos, que poderá consultar clicando aqui.;
- explorámos mecânicas de jogo para tornar tarefas e conteúdos difíceis mais agradáveis;
- usámos novas ferramentas digitais com o objetivo de incentivar a resolução de problemas, a perseverança e a autonomia nos alunos;
- explorámos os benefícios da educação baseada em videojogos;
- trocámos boas práticas e partilhámos experiências com participantes e staff de Atenas, Espanha e Itália.
Desta experiência ficam
os conhecimentos adquiridos, as experiências partilhadas, as atividades criadas
com recurso a aplicativos diversos, para serem usadas ao longo do ano letivo
com os nossos alunos. O bom ambiente e a
entreajuda vivida por todos os participantes, a constante disponibilidade e
gentileza da formadora foram também uma mais-valia deste curso. Não podemos
esquecer a parte cultural oferecida por Europass Teacher Academy e a baklava
(doce típico do país) gentilmente dado a saborear pela formadora, Vasiliki
Plati.
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